-
Arquitetos de interiores: OpenUU
- Área: 70 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Nirut Benjabanpot
-
Fabricantes: Formica, Mainzu Ceramica
Descrição enviada pela equipe de projeto. Camuflado em seu entorno, o restaurante Mean Noodles não é difícil de encontrar ao caminhar pela rua NewMarket em Sheung Wan. Projetado pelo openUU design duo Caroline Chou e Kevin Lim, o Mean Noodles reflete seu amor por arquitetura e sua paixão por comida boa.
Este é um restaurante casual especializado em comida tradicional do sudeste asiático com um estilo contemporâneo. A entrada é marcada por uma janela de aço inoxidável verde e pelo logo do restaurante. A aparência vintage do metal e os acabamentos em concreto fazem com que o restaurante seja incorporado ao entorno harmoniosamente.
Lim é arquiteto formado e chef de cozinha certificado pela Le Cordon Bleu de Boston e, juntamente com a Chef Ming Tsai do Blue Ginger em Wellesley, MA, descobriu seu interesse por ingredientes exóticos. O restaurante Blue Ginger também era um dos restaurantes favoritos de Chou quando ela estudava na Wellesley College, em Boston.
Chou e Lim são entusiastas dos sabores intensos e fortes da culinária do sudeste asiático. Lim passou bastante tempo na Malásia, e os dois gostam de viajar pela região, buscando por pequenos locais para comer, como barracas de rua e pequenos restaurantes. Um de seus pratos favoritos é o Thai Yen Ta Fo Heng, um clássico noodle. Depois que descobriram este prato pouco conhecido, Chou e Lim começaram a procurar por ele sempre que visitavam a Tailândia.
O nome Mean Noodles remete, tanto à gíria ocidental quanto à palavra chinesa para macarrão. No inglês, 'Mean' descreve algo interessante, de boa qualidade. Ao mesmo tempo, 'Mean' também tem o mesmo som que a palavra chinesa para 'noodles'.
Sendo ambos, arquitetos do projeto e chefes do restaurante, Chou e Lim encararam o desafio de trazer um conceito consistente ao logo e a marca, e também às receitas e ao projeto de interiores. Inspirados pelo Batik da Malásia, um tecido popular com motivos de folhas e flores com cores vibrantes, os arquitetos propuseram a linguagem do projeto.
A cozinha aberta incentiva a interação entre os clientes e o chefe, dando a oportunidade das pessoas assistirem como sua comida é preparada. Dentro há um letreiro luminoso customizado com o nome MEAN, enfatizando a atitude e sabor do noodles. O acabamento da cozinha tem toques em verde, ao mesmo tempo que o bar permite que os clientes petisquem durante um happy hour informal.
Os tampos de mesa e acabamentos em mármore complementam os outros acabamentos, contrastando com o tecido mostarda dos assentos. O restaurante também tira vantagem de seu pé direito alto para garantir uma ambiência arejada e confortável para as refeições. O conforto dos clientes foi uma preocupação constante durante o projeto. Cabos USB estão disponíveis para as pessoas carregarem seus equipamentos eletrônicos enquanto jantam, e as malas e bolsas podem ser guardadas embaixo das mesas, garantindo que os clientes sentem e jantem confortavelmente.